Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Eu e o mundo

As minhas impressões, opiniões e outras coisas acabadas em ões sobre o mundo, pelo menos o mais próximo de mim.

Eu e o mundo

As minhas impressões, opiniões e outras coisas acabadas em ões sobre o mundo, pelo menos o mais próximo de mim.

Da minha infância... outra vez

De facto há coisas que mexem com as nossas memórias mais antigas. Esta fotografia foi partilhada por alguém no Facebook e quando olhei para ela viajei no tempo até à minha infância, mais pecisamente aos verões da minha infância.

Nasci no Alentejo, no monte onde o meu avô morava, num quarto que tinha em frente à janela uma bela figueira debaixo de cuja sombra brinquei, fiz piqueniques, fui feliz, muito feliz.

A cozinha era tal e qual a da foto, havia uma grade, com camarões onde se penduravam os tachos, as cafeteiras e os púcaros e ao lado uma estante onde estavam os pratos. Na mesa da cozinha, numa gaveta estavam os talheres. De alumínio, que é uma coisa que já não existe. A sério quem nunca comeu sopa com colher de alumínio não sabe o que é sopa. Havia ainda uma base com uma bacia de lavatório e um jarro com água para lavarmos as mãos e um cântaro de barro, não pedrado, esses eram para quem tinha mais dinheiro, com um texto e um púcaro para beber água. A melhor e mais fresca água que se pode beber. Anos mais tarde comprei um cântaro e trouxe para a minha casa e um dos meus sobrinhos adorava beber a água fesquinha pelo púcaro e dizia-me deliciado: Tia a tua água é 'celente! 

A casa do avô era pobre, mas juro que foi dos sítios onde fui mais feliz na minha infância. Provavelmente o único onde isso aconteceu.

Sou filha única e por isso ir para casa do avô no verão significava companhia para brincar e muita liberdade. 

E na minha memória ficaram cheiros, cores, sabores... O cheiro da terra molhada com as inevitáveis chuvas dos últimos dias de agosto, o cheiro da sopa de feijão com couves feita na panela de ferro ao lume na casa da minha tia, o cheiro do sabão azul e branco com que tomávamos banho, o cheiro doce dos figos da índia, o cheiro do meu avô. Ele cheirava sempre a lavadinho. Tão bom. Tenho tantas saudades. O cheiro da lareira onde se cozinhava fosse verão ou inverno.

A cor do céu de verão, do nascer e do pôr do sol. A cor da água da barragem onde nos refrescávamos deliciados numa época tao longinqua que eu ainda nem tinha horror à água fria. A cor do trigo pronto a ceifar, do feijão verde, das alfaces, dos tomates e das abóboras na horta da minha tia. A cor do meu cabelo, quase branco depois de um verao inteiro ao sol, quando ainda não tinham inventado o cancro de pele, etc.

Os sabores dos rebuçados de osso (pronto, ok, eram de açúcar, mas tinham feitio de osso) que compravamos na tasca do senhor João, no Castelo, o sabor dos peixes acabados de apanhar na ribeira de S. João, das perninhas de rã (já sei, já sei...), o sabor dos gelados de groselha feitos nas couvetes do frigorifico, o sabor da tal sopa de feijão com couve, do poejo, da hortelã brava, dos coentros que ainda hoje perfumam quase todos os meus tachos, das amoras acabadinhas de colher e comidas tão quentes que é espantoso como não morri de... enfim, vocês sabem de quê.

O bom que é beber água fresquinha saída da bica da fonte Pales, o bem que sabe apanhar os figos e comê-los logo ali, quentes, com pó, mas bons, doces como não se vendem no supermercado. 

E o mel da silva, como o meu pai lhe chamava. Quando as silvas das amoras começam a ficar semi-secas, o meu pai abri-as com um canivete alentejano e lá dentro existiam umas pequeninas bolinhas amarelas, doces, doces, como mel. Das silvas, lá está.

E comer azeitonas ainda tão azedas que ficavamos com a boca forrada. E beber leite acabado de tirar da cabra. E contar as estrelas e pedir muitos desejos de cada vez que víamos uma estrela cadente. E víamos tantas. 

E apanhar pirilampos, pô-los debaixo deum copo e no dia seguinte ter lá um tostão (nem sei quanto é em cêntimos), que juntávamos e usavamos para comprar porcarias.

Comer pão acabado de cozer com muita manteiga a escorrer pelos dedos. Comer boleima como se não houvesse amanhã. 

Comer um achigã assado com molho de poejo sem garfo ou faca, com as mãos e chupar os dedos no fim. 

Uma falta de educação, mas tão bom. Não há nada melhor do que ser criança, comer uma coisa de que se gosta e chupar os dedos no final.

Tão bom ser criança.

Tenho tanta pena destes miúdos de hoje que não têm uma infância assim e vivem esterelizados e desinfectados em apartamentos igualmente esterelizados e desinfectados. 

Tenho mesmo. É tão bom sujarmo-nos, fazer nódoas negras, arranhões nos joelhos, chupar os dedos, comer pó e amoras quentes e figos acabadinhos de apanhar. Tão bom. Fez-me tão bem e deixou-me as melhores memórias que alguém pode ter. 

Também me deixou algumas cicatrizes no joelhos, mas isso só me fez bem.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais visitados

    Arquivo

    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2016
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2015
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2014
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2013
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2012
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub