Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Eu e o mundo

As minhas impressões, opiniões e outras coisas acabadas em ões sobre o mundo, pelo menos o mais próximo de mim.

Eu e o mundo

As minhas impressões, opiniões e outras coisas acabadas em ões sobre o mundo, pelo menos o mais próximo de mim.

Vai um cházinho Pinto da Costa?

Em primeiro lugar quero dar os parabéns ao Futebol Clube do Porto.

Mereceram ganhar o bendito do campeonato e olhem que eu até sou benfiquista e até nem simpatizo por aí além com os portistas. Na verdade até embirro um bocadinho. Desculpem lá a franqueza, mas não gosto de "cagões" e os portistas geralmente são-no um bocadinho. Às vezes um bocadinho muito grande. Não que os benfiquistas este ano também não o tenham sido, mas adiante... Embirro mais ainda com esta mania dos benfiquistas de contarem "com o ovo no cu da galinha", que é como quem diz, cantarem vitória antes do fim do jogo.

Sinceramente é muito bem feito termos perdido tudo o que já perdemos para ver se alguém para os lados da Luz começa a abrir a pestana e a pôr ordem na casa, que está um desastre. E não me venham cá com essa história de "ah e tal fizemos uma época muito boa, jogámos muito bem" e mais não sei o quê.

Pois, isso tudo pode ser uma grande verdade, e eu não vou discutir esses pormenores, até porque não percebo nada de futebol. Infelizmente, na prática o que conta são as bolinhas dentro da baliza dos adversários, certo? É disso que se fazem as vitórias e os bons resultados. Desculpem lá, mas é verdade. Cá em casa discordamos sempre nessa parte. O meu marido é sportinguista (habituadinho a sofrer, coitado) e diz que gosta de ver o Sporting a jogar bem, ainda que percam. Pois eu estou-me nas tintas para o bem ou para o mal. O que interessa mesmo são os golos. No final do jogo ninguém vai ver quem é que jogou melhor e mudar o resultado por causa disso, pois não? Ah, pois é! O que é que interessa que o Benfica tivesse jogado muito bem contra o Chelsea, se no final acabou por perder o jogo? Nada, rigorosamente nada. Vitórias morais não marcam pontos e não ganham taças, nem campeonatos, nem essas coisas todas.

É como comprarmos um carro em segunda mão com dez ou quinze anos e que só teve um dono, que era uma velhinha que só andava a cinquenta à hora. E? O carro continua a ter dez ou quinze ans, certo? Continua a valer o que vale, tenha sido de uma velhinha ou de um puto acelera. Contam mesmo os anos que estão no... naquele documento novo que inventaram agora e que substitui o Livrete e o Título de Registo de Propriedade antigos. Pois com os golos e o jogar bem no futebol é a mesma coisa. Só contam mesmo os golinhos na baliza. Jogar bem ou mal é um pormenor. Alguém acha que aquele Jardel que passou pelo Sporting jogava bem? Ninguém. É impossível, especialmente porque ele não jogava, nem bem nem mal. Não jogava de todo e pronto. Limitava-se a ficar ali até as bolinhas lhe cairem nos pés e na maioria das vezes nem ele sabia como é que conseguia metê-las lá dentro. Mas que elas entravam, entravam. E isso é que conta. Eu quero lá saber que o Benfica faça grandes jogos se no fim acabamos a carpir mágoas... Eu sou do tempo em que o Benfica era um grande clube que me dava muitas alegrias. Mas eu já sou uma pessoa muito antiga...

E por isso, muitos parabéns ao FCP, carago.

Agora, o senhor Pinto da Costa podia de facto ter bebido um bocadinho de chá em pequenino. 

Não era preciso no discurso da vitória vir com a história, de: "Estou especialmente feliz por aqueles que estão a festejar no Marquês de Pombal, que até já estava reservado para outros...".

A sério? 

Oh rico, o Benfica e os benfiquistas até mereceram a "boca", mas tinha-lhe ficado tão bem ignorar e manter-se caladinho. Tinha sido tão mais digno. Então para si foi mais importante ganhar a porcaria do campeonato ou dar um desgosto aos benfiquistas? 

Não lhe ficou bem, senhor dragão. Nada bem, mesmo. 

Sabe que, tenho a certeza que sabe, esta coisa do futebol é um bocado como os casamentos - num dia encontrámos o amor da nossa vida, no dia seguinte descobrimos que afinal ainda havia um amor melhor para descobrir. E o senhor tem uma vasta experiência no ramo. Até já se casou duas vezes com a mesma mulher...

Mas, como diria a Teresa Guilherme, isso agora nã interessa nada. O que interessa aqui é que podia e devia ter ficado caladinho que tinha sido muito mais interessante da sua parte. Sabe que na minha terra, que não é a sua obviamente, diz-se que "o desprezo é o melhor tratamento para o inimigo" ou então mais popular "o calado é o melhor". 

Muitos parabéns senhor dragão, mas umas aulinhas de boa educação e etiqueta não lhe ficavam nada mal. Olhe, aprenda com a sua Nandinha que para não dizer asneira é raro abrir a boca. E olhe que geralmente ela até faz muito boa figura. Bem melhor que a sua, seguramente. 

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais visitados

    Arquivo

    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2016
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2015
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2014
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2013
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2012
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D