Amanhã é o dia
Acabei de saber que uma pessoa de quem gosto muito e que conheci através de trabalho vai amanhã conhecer o seu primeiro filhote. O JM vai nascer amanhã e ao saber isso confesso que fiquei emocionada. Primeiro porque a mãe vai descobrir sentimentos dentro de si que nem sabia que existiam e depois porque o mundo fica mais bonito de cada vez que nasce um bebé. E um bocadinho porque vai nascer no mesmo dia que eu.
Mas principalmente fiquei emocionada porque me lembrei do dia em que fui mãe pela primeira vez. Quase há vinte e dois anos atrás e ainda tão presente na minha memória.
Ainda me emociono quando penso no que senti ao olhar para a minha filha linda, linda pela primeira vez.
Um bebé redondinho, cor de rosa, de olhos grandes e assustados, de mãos, pés e pernas compridos. Na verdade toda ela era comprida.
Um bebé que agarrou o meu dedo e ficou tranquilo deitado no meu peito.
Um bebé que me ensinou o que significa o amor. Que me fez crescer e ter medo pela primeira vez na vida. Medo de não estar , de não conseguir, de não ser o que ela precisa como mãe. Medo de tantas coisas.
E que me fez e faz sentir tão orgulhosa de cada vez que olho para ela ainda hoje. Tão linda, tão diferente de mim, tão minha filha.
E vinte e nove meses depois voltei a repetir tudo.
Voltei a olhar para um bebé rechonchudo, não tão cor de rosa, mais chorão e refilão, tão lindo.
A minha filha mais nova é igual a mim desde que nasceu e já nasceu a refilar. Não deixou ninguém dormir em bebé. Nasceu irritada e refilou durante um ano e meio. Nós é que não percebíamos o que ela dizia.
Até hoje, já lá vão dezanove anos, continua igual a mim. Refilona…
As minhas filhas, o meu maior feito, o meu orgulho, os meus dois amores acima de tudo e de todos, especialmente de mim.
Os medos em duplicado. O orgulho em duplicado. O amor em duplicado. O meu coração ocupado duplamente.
Amanhã será um grande dia. O JM vai nascer e a mãe dele vai perceber muitas coisas. Vai ser mais feliz.
Amanhã vou estar com a R. no meu coração. E com o JM.
Amanhã vai ser um grande dia.
O dia do JM.