O segredo da Rute
Começo por reafirmar que não fã de reality shows. De todo.
Por motivos profissionais tenho de acompanhar os programas de domingo à noite da TVI e consequentemente os Big Brothers e Casas dos Segredos passaram de há uns dois anos para cá a fazer parte da minha vida.
Tenho de estar atenta diariamente ao que se passa na "casa mais vigiada do país", acompanhar as nomeações, expulsões e muitos edredões...
Ontem, como sempre faço aos domingos à noite estava instaladinha no meu sofá com o meu bloco de apontamentos e os comandos da televisão na mão para acompanhar a expulsão da noite.
Até hoje, dos reality shows que vi nunca me tinha emocionado ou impressionado com nada nem ninguém. Ontem pela primeira vez vieram-me lágrimas aos olhos ao escutar a história da Rute.
Vou situar os que não acompanham o programa.
No site oficial ela é apresentada assim: "A Rute tem 37 anos, vem de Setúbal e neste momento está desempregada. Com a participação na Casa dos Segredos pretende dar um futuro melhor à filha. Já trabalhou como vendedora, ajudante de cabeleireira, auxiliar de infância e já andou na apanha da minhoca e nas vindimas. Considera-se uma lutadora. Namora com um rapaz mais novo e não perdem uma boa festa".
durante a gala de ontem a Rute contou o seu segredo: "Fui torturada pela minha mãe".
"Eu era bebé e a minha mãe deixava-me a dormir numa tampa de uma mala de viagem, sozinha em casa durante todo o dia. Sem comer, suja de chichi e cocó e quando chegava a casa ainda me esfregava a cara na porcaria e dizia que qualquer dia me punha uma rolha no rabo para eu não fazer mais. Nós morávamos numa barraca e uma vez o meu pai deu-lhe com uma garrafa por causa da maneira como ela me tratava...".
A história continuou com a Rute a dar pormenores de uma infância infeliz, para dizer o mínimo, e que ninguém deveria conhecer, muito menos às mãos de uma progenitora.
Confesso que fiquei com os olhos cheios de lágrimas. Com 37 anos aquela mulher parecia tão frágil, tão carente. É mãe de uma menina adolescente com quem mantém, ao que parece, uma relação afectuosa e muito próxima.
Saiu do programa ontem para os braços da filha e do namorado, mais novo, de apenas 24 anos que a pediu em casamento em direto (piroso, vá), afirmando o seu amor em frente a um país inteiro. Enfim... Esta parte era dispensável.
Mas a tristeza, a mágoa, a carência e a falta de afeto que vi nos olhos da Rute mexeu comigo... Porque nem os animais tratam assim os seus filhos...